Inicio
Akershus
Amboise
Angers
Arundel
Audley End
Azay le Rideau
Bamburgh
Beaumaris
Blackness
Blenheim
Blois
Bodiam
Budavari
Caernarfon
Caerphilly
Cardiff
Carlisle
Chambord
Charlottenburg
Chantilly
Chenonceau
Chepstow
Cliffords
Conciergerie
Conwy
Criccieth
Doune
Dover
Edinburgh
Ewloe
Fontainebleau
Frederiksborg
Glamis
Hampt Court
Harlech
Hatfield
Heidelberg
Hever
Hohenschwagau
Langeais
Leeds
Linlithgow
London Tower
Neuschwanstein
Newcastle
Norwich
Nottingham
Nymphenburg
Pena
Penshurst
Pierrefonds
Prazsky
São Jorge
Schonbrunn
Scone
Southsea
Stirling
Tonbridge
Urquhart
Versalhes
Villandry
Vincennes
Warwick
Wilanow
Windsor

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Castelos existem muitos, em toda Europa, mas castelos situados frente ao mar, e dominando uma praia de areias brancas, não são muitos. Isso faz dele um daqueles locais impressionantes, e quase impossíveis de esquecer, mesmo para quem está acostumado a percorrer castelo. Bamburgh é um desses locais. Situado no litoral de Northumbria, região ao norte da Inglaterra, e construído sobre uma rocha situada junto ao Mar do Norte, ele foi uma das visitas mais impressionantes que já fizemos. Junte-se a isso um dia frio e ventoso e o cenário estará completo. Ao lado, uma foto aérea de divulgação turística.

   

Estar situado à beira mar por aqui não é sinônimo de cair na água, como pode-se imaginar, pois esta região, na maior parte do ano, é bem ventosa (veja o vídeo que fizemos no local) e fria, e banhos de mar não costumam ser boa idéia.. De qualquer maneira, o visual do castelo, como mostrado nesta imagem aérea turística, é belíssimo.

Estivemos em Bamburgh durante uma viagem ao norte da Inglaterra. Naquele ano nosso destino mais ao norte era a cidade de Newcastle upon Tyne (onde, não por acaso, existe outro castelo, mas essa já é outra história). No mesmo dia que chegávamos a Newcastle passamos direto pela cidade, seguindo sempre na direção norte, e em pouco mais de meia hora de carro já estávamos sentindo o cheiro do mar e logo após as muralhas do castelo já estavam visíveis.

 

Como o castelo foi construído no alto de uma rocha, a primeira impressão para quem se aproxima dele é impressionante (veja a foto abaixo), pois ele parece ser muito maior e mais alto do que realmente é. Nem por isso, Bamburgh deixa de ser magnífico, e um dos castelos mais visitados e bem conservados do Reino Unido.

Os conquistadores romanos também andaram por aqui, e depois que seu império ruiu, os anglo-saxões foram aos poucos se estabelecendo e dominando a área, sendo que já no ano de 547 Bamburgh já tinha se tornado tão importante que havia adquirido status de capital, dentre os primeiros reinos a surgirem na região das ilhas britânicas. O local sempre foi considerado estratégico, e era habitado inicialmente pelos Celtas, ainda no período anterior a Cristo.

 

Contam algumas lendas que foi em Bamburgh que viveu Sir Galahad, mais famoso cavaleiro do Rei Arthur. Verdade ou lenda, o certo é que o castelo de Bamburgh teve um papel fundamental no período em que foram moldadas as fronteiras e as diferenças entre Inglaterra, Escócia e País de Gales. A história do castelo teve início no século VII, graças ao Rei Edwin da Northumbria, que em 627 levou para lá um missionário romano, para propagar a cultura e pregar o Cristianismo. Os pagãos de Northumbria, no entanto, não se mostraram muito receptivos às idéias religiosas do rei, ficaram enfurecidos, e decidiram depor o monarca. Na verdade eles fizeram até mais, e acabaram assassinando o monarca.

Site oficial do Castelo: Bamburgh Castle

Seu filho Oswald, no entanto, que também estava convertido ao cristianismo, decidiu dar continuidade às idéias do pai. Voltou do exílio, enfrentou os revoltosos e teve mais sucesso. Conseguiu que Bamburgh se convertesse e ainda que ao longo das décadas seguintes, se transformasse num pólo de ciências e artes que teria influência até mesmo em outras cidades européias. O castelo de Bamburgh , tal como aparece nas fotos atuais, teve sua construção iniciada há novecentos anos, e se você estiver no norte da Inglaterra, perto da cidade de Newcastle-upon-Tyne, ou a caminho de Edinburgh, não deixe de passar por ele. O cenário é magnífico, pois não são muitos os castelos construídos sobre um rochedo à beira mar, com direito a verdes campos de um lado, e uma praia de areia branca do outro.

Vídeo: Visitando Bamburgh Castle

O passeio pelo interior do castelo é feito por conta própria, e entre os diversos ambientes, todos em perfeito estado, estão a sala das armas, museu, masmorra, o King's Hall, e a Cross Hall. Quando passamos por lá fazia frio e ventava incrivelmente, e segundo nos disseram, isto não é incomum naquela região, por isso, o pequeno restaurante do castelo, servindo bebidas quentes, bolinhos típicos e doces é uma boa sugestão.  Bamburgh está situado oitenta quilômetros ao norte da cidade de Newcastle-upon-Tyne. Indo pela estrada A1, preste atenção quando passar pela cidadezinha de Adderstone. Pegue então a estrada B1341 e siga oito quilômetros até chegar ao litoral. Para quem sai de Edinburgh, Escócia, o castelo está situado cerca de cem quilômetros ao sul da cidade. 

 

Todas as músicas de Castelos e Palácios são reproduções de autênticas canções medievais ou renascentista .
Para interromper a execução pressione a tecla ESC.