Viagens & ImagensCriccieth Castle

Viagens & Imagens no Facebook  Viagens & Imagens no Youtube  Siga o Viagens & Imagens no Twitter  Viagens & Imagens no Panoramio  Viagens & Imagens no Google+  Viagens & Imagens no Flickr

Nesta página estão  fotos e informações sobre o castelo de Criccieth, situado em Cardigan, Gales.

 

Inicio
Akershus
Amboise
Angers
Arundel
Azay le Rideau
Bamburgh
Beaumaris
Blackness
Blenheim
Blois
Bodiam
Budavari
Caernarfon
Caerphilly
Cardiff
Carlisle
Chambord
Charlottenburg
Chantilly
Chenonceau
Chepstow
Cliffords
Conciergerie
Conwy
Criccieth
Doune
Dover
Edinburgh
Ewloe
Fontainebleau
Frederiksborg
Glamis
Hampt Court
Harlech
Hatfield
Heidelberg
Hever
Hohenschwagau
Langeais
Leeds
Linlithgow
London Tower
Neuschwanstein
Newcastle
Norwich
Nottingham
Nymphenburg
Pena
Penshurst
Pierrefonds
Prazsky
São Jorge
Schonbrunn
Scone
Southsea
Stirling
Tonbridge
Urquhart
Versalhes
Villandry
Vincennes
Warwick
Wilanow
Windsor

 

 

 

 

 

 


 

 

Castelos erguidos na beira do mar tem sempre um atrativo adicional. Criccieth é um deles. Do alto de suas torres se enxerga, até longe, uma faixa de areias brancas, e logo atrás uma graciosa cidade.

Esta região já havia sido ocupada inicialmente por soldados romanos, que a conheciam como Segontium. Com a queda do império romano, as tribos Galesas passaram a dominar o local, e decidiram transformar Criccieth em seu centro administrativo, com a construção de uma fortaleza que pudesse controlar as estradas norte sul, importantes vias de comércio, bem como o litoral.

Foi decidida a construção do castelo no alto de uma rocha, na parte norte da baia de Cardigan, no local conhecido como Criccieth. A mais antiga referência conhecida ao castelo data de 1239, quando Dafydd, filho do rei Llywelyn ab Iorwerth, aprisionou seu meio irmão Gruffudd em Criccieth e assumiu o controle da região. Em 1259 o castelo também foi palco de eventos dramáticos, quando Maredudd ap Rhys Gryg, um dos principais aliados de Llywelyn rompeu com o rei e aliou-se aos Ingleses. Mais tarde ele foi capturado no castelo de Criccieth e levado a julgamento por traição.  

 

Por quase 50 anos o castelo viveu em relativa paz, até que em 1282 Dafydd atacou de surpresa o castelo de Hawarden, onde estavam os ingleses, e com isto deu início a uma nova guerra entre Inglaterra e Gales. No final daquele ano as tropas Inglesas mataram o rei Llywelyn, e assumiram o controle de toda a região.

Edward I da Inglaterra esteve pessoalmente inspecionando suas tropas em Criccieth por diversas ocasiões, e designou como administrador local Sir William Leyburn. O Castelo foi então aumentado, e há registros de que foram gastos neste período cerca de £ 9.400 em obras de ampliação, durante os anos de 1283 e 1284, uma soma considerável para a época.

Ao que consta a cidade de Criccieth era muito pequena, e não tinha muros em volta, como era comum nas cidades da época. Por isso seus habitantes precisavam abrigar-se dentro das muralhas do castelo durante os momentos mais difíceis das freqüentes batalhas.

Em 1294 Madog ap Llywelyn, primo do rei deposto, liderou um levante contra as tropas Inglesas que ocupavam o castelo, o que logo se tornou uma rebelião geral em toda Gales. A cidade de Caernarfon e seu castelo foram incendiadas. O castelo de Criccieth foi sitiado, e as tropas Inglesas e habitantes da cidade precisaram se proteger atrás das muralhas do castelo por muito tempo, sendo obrigados a sobreviver com pouquíssimas provisões.

 

 

A ajuda só chegou alguns meses depois, vinda da Irlanda por mar. Criccieth continuou assim em mãos Inglesas. Ele ainda seria usado como prisão para Escoceses. Apenas no ano de 1359 o rei Inglês Edward, conhecido como Black Prince, iria indicar um Galês como administrador de Criccieth. O indicado foi Sir Hywel y Fwyall, que teve uma recepção de herói ao chegar à cidade. Coincidentemente, Black Prince também havia nascido no País de Gales. E com este gesto ele havia conseguido manter o  controle da região e ao mesmo tempo agradar a população local.

 

Hywel y Fwyall permaneceu à frente do castelo até 1381, quando morreu. Este ponto marca o início do fim para o castelo de Criccieth. A partir daí aconteceriam novas guerras e batalhas ferozes entre Galeses e Ingleses, e que acabariam causando a completa destruição do Castelo de Criccieth.  

Para visitar o castelo tome como partida a cidade de Porthmadog, junto ao mar, na baía de Cardigan. O castelo está situado cerca de 5 km a oeste desta cidade, bastando seguir pela estrada A497. Por estar situado à beira mar e no alto de um penhasco, o local é muito ventoso, e mesmo com céu azul, como quando passamos lá, estava bem frio. Ao mesmo tempo, a vista do oceano em frente, descortinando o Mar da Irlanda, faz deste um local visualmente privilegiado, verdadeiramente dramático.

Veja o vídeo que gravamos visitando Criccieth Castle.

Mais informações no site oficial: Criccieth

Quer deixar uma mensagem no Viagens & Imagens? Utilize o Guest Book 1 (nesta opção você terá uma resposta junto à sua mensagem)
ou o Guest Book 2 (opção para quem não necessita resposta). As mensagens estarão visíveis em pouco tempo.

Todas as músicas de Castelos & Palácios são reproduções de autênticas canções medievais ou renascentistas.