Inicio
Albuquerque
Atlanta
Atlantic City
Bariloche
Boston
Buenos Aires
Chicago
Colonia
Dallas
Houston
Kansas City
Las Vegas
Los Angeles
Miami
Montevideo
Montreal
New Orleans
New York City
Orlando
Ottawa
Philadelphia
Phoenix
Portland
Quebec
Saint Louis
Salt Lake City
San Diego
San Francisco
Santiago
Seattle
Toronto
Valparaiso
Vancouver
Victoria
Washington

 

 

 





 

 

 

 

Dallas é uma cidade com pouco mais de 150 anos, mas neste período cresceu tanto quanto seu estado, e o petróleo foi a principal razão. A riqueza que a extração do petróleo trouxe ao Texas e conseqüentemente a Dallas, pode ser sentida em quase todos locais. É uma cidade com largas avenidas, carrões luxuosos circulando pelas ruas, elegantes bairros residenciais e prédios imponentes. Em volta, a aridez do deserto texano, mas isto não importa. Os cowboys de Dallas consideram sua terra o centro do mundo e o Texas o maior e melhor estado americano.

   

Se o Texas é de fato o melhor estado americano isto é com eles, mesmo porque esta disputa tem muito de bairrismo. Mas o fato é que Dallas impressiona bem seus visitantes, a começar pelas auto estradas que envolvem os modernos prédios centrais. Seguindo o padrão americano, Dallas parece um paliteiro de prédios inteligentes, cercados por um mar de subúrbios. Pouca gente nas ruas, carros para todos os lados e muitos moradores com botas e gravatas estilo country, nos fazendo lembrar a toda hora que estamos na terra do gado e do petróleo. Sugerimos começar sua visita pela Greenville Avenue, que começa em Downtown Dallas e segue por simpáticos bairros residenciais, com áreas de comércio suburbano e agradáveis restaurantes. 

 

Ao lado uma foto do Warehouse District, também conhecido como West End Historic District. É uma região central com diversos prédios históricos que foi submetida a um programa de recuperação e transformou-se numa simpática área com restaurantes, lojinhas e bares com música ao vivo. Os trilhos de bonde são uma concessão ao turismo, já que na realidade ninguém por aqui precisa de transporte público.  

Para sentir uma amostra do poder aquisitivo local nada como uma ida ao shopping Galleria, situado na Dallas Parkway 13.350, norte da cidade, onde estão as lojas Macy’s, Saks Fifth Avenue, Tiffany & Co.Gucci, Nordstrom e diversas butiques chiques. Também há um rinque de patinação, teatros e diversos cinemas. Para quem quer fazer umas comprinhas, mas não faz questão de luxo, o Collin Creek Mall, na North Central Expressway 881 tem preços bem mais acessíveis. E para se divertir um pouco faça como os texanos: Vá ao parque temático Six Flags Over Texas, em Arlington, onde há uma grande variedade de atrações, incluindo as maiores montanhas russas do Texas.

 

Outra boa região para bater perna é Knox Henderson, bairro que preserva alguma coisa da Dallas empoeirada de muitos anos atrás. Há cem anos, neste região situava-se o ponto final das linhas de bonde de Dallas, e agora, por trás dos prédios com fachadas antigas estão lojas, residências e restaurantes. Na imagem ao lado vê-se o Old Red Museum, um dos museus mais conhecidos, e o melhor ponto de Dallas para apreciar e conhecer vários aspectos da cidade, desde sua história até a música, artes, esportes e muito mais. Outro bom museu é o Age of Steam Railroad Museum, onde é exibida uma original coleção de locomotivas a vapor, vagões dormitórios, e diversos outros itens do tempo em que viajar de trem era a opção mais comum.

 

Para quem gosta de artes criativas e inovadoras, o Deep Ellum (Main Street 2932) é um local que merece uma visita. Trata-se de uma antiga área industrial da cidade, agora transformada num conjunto de clubes, bares e restaurantes responsáveis pelos eventos "modernos" de Dallas. Se o seu estilo é mais tradicional e não dispensa uma visita a um shopping seguido de cinema e lanchinho, vá ao NorthPark Center (Northwest Highway esquina com North Central Expressway), um dos melhores de Dallas, com mais de 160 lojas.

 

A Reunion Tower, a torre da imagem ao lado, é o principal símbolo de Dallas, e está situada bem no centro da cidade, ao lado do centro de convenções. Seus elevadores panorâmicos nos levam ao mirante em poucos segundos, e lá de cima, numa altura de 51 andares tem-se uma vista completa de Dallas. Aproveite para almoçar no restaurante giratório.

Depois da vistia à torre sugerimos visitar Old City Park, situado em Gano Street 1717, praticamente um museu ao ar livre, onde foram mantidas e preservadas as mais antigas construções do estado. Estas 37 casas e prédios históricos são quase que uma viagem ao Texas do século 19, e são testemunhas de uma época em que aqui havia apenas uma cidade poeirenta no meio do oeste americano. Visite a McCall’s Store, na rua principal, que vende artigos de época e às vezes organiza shows de cowboys, representando atividades típicas do antigo Texas.

Vídeo: Visitando a Reunion Tower

 

A foto ao lado foi clicada numa região que batizamos de "Baixo Dallas": O Market Place, parte do West End de da cidade. É uma área simpática, repleta de barzinhos com mesas nas calçadas, e onde também se pode encontrar pequenas lojas vendendo artigos típicos, cerâmicas e curiosidades. Pouco mais adiante, na região chamada Downtown Dallas Arts District fica um dos mais famosos museus da cidade, o Dallas Museum of Art, com uma grande coleção de pinturas européias, asiáticas e americanas, artes decorativas, e objetos da civilização egípcia. Ao sair de lá passe no ótimo Valley View Center (Valley View Lane 2040), outro dos enormes shoppings da cidade, onde estão a Dillard's, Foley's e Sears, entre diversas outras atrações.

 

Em 1963 o presidente John Kennedy foi assassinado a tiros durante uma visita a Dallas, num dos episódios mais traumáticos do país. O atirador estava numa janela do sexto andar do prédio desta foto. Em memória ao presidente este local foi transformado num museu onde estão fotos e diversos outros objetos contando a história do dia que parou a America. Reproduções da primeira página de diversos jornais, com as manchetes da morte de Kennedy estão entre os itens mais procurados. Até hoje, como se sabe, o crime nunca foi satisfatoriamente explicado. Outro museu dedicado ao assunto é The Conspiracy Museum (110 South Market Street), onde são relembradas teorias conspiratórias contra personagens famosas da história além de JFK, como Robert Kennedy e Abraham Lincoln.

Vídeo: Visitando o Six Floor Museum

Ninguém que visite Dallas pode deixar de conhecer a Texas Fair Park, situada menos de 4 km a leste do centro da cidade. Este é praticamente o playground de Dallas, com parques de diversão, Museu de História Natural, Music Hall, Science Place, espaço para rodeios e exposições e o estádio Cotton Bowl, entre diversas outros eventos periódicos. Esta feira anual foi iniciada em 1886 e desde então é um dos marcos não só de Dallas, mas também do Texas. Embora durante todo o ano o local esteja aberto, a época mais animada é durante o mês de outubro, quando o parque fica repleto de visitantes.

No centro do parque, como não poderia deixar de ser, está este cowboy gigante, batizado de Big Tex, o próprio símbolo de um estado em que tudo é grande. Big Tex fala, tem uma voz de trovão, dá dicas, anuncia as atrações do parque, eventos, informa onde se pode comprar ingressos para shows, entre outras coisas. Ele também balança um dos braços. Big Tex, de tempos em tempos, tem sua roupa de coubói trocada, e o próprio boneco já foi substituído diversas vezes desde que surgiu, em 1949.

Big Tex é bonito? Não, na verdade ele nos pareceu bastante estranho, quase grotesco, mas afinal, isto é America, lugar onde esquisitices com esta são não são incomuns.

Vídeo: Dallas State Fair

 

 

Passamos quatro dias em Dallas, o suficiente para termos uma idéia básica da cidade, suas características e curiosidades, e entre outras coisas deu para ver que é um lugar do qual seus moradores parecem se orgulhar muito. É um lugar que tem prazer em exibir todos os símbolos de um estado rico, um território conquistado à força numa das regiões mais desérticas do país. Em termos turísticos não é um dos destinos mais lembrados, e costuma ser visitada principalmente por quem participa de convenções ou está viajando a trabalho. Mesmo assim, quem pretende visitar a cidade, vai se divertir com a fartura e opulência da “Capital Moral” do Texas, este adorável estado sulista onde quase todo mundo usa botas, chapéu e gravata de caubói, e onde o comprimento típico é Howdy.

 

A música desta página é o tema de 'Dallas', famoso seriado da TV. Para interromper sua execução clique em X (parar).