Inicio
Albuquerque
Atlanta
Atlantic City
Bariloche
Boston
Buenos Aires
Chicago
Colonia
Dallas
Houston
Kansas City
Las Vegas
Los Angeles
Miami
Montevideo
Montreal
New Orleans
New York City
Orlando
Ottawa
Philadelphia
Phoenix
Portland
Quebec
Saint Louis
Salt Lake City
San Diego
San Francisco
Santiago
Seattle
Toronto
Valparaiso
Vancouver
Victoria
Washington

 

 

 





 

 

 

 

Situada ao sul da California e muito próxima da fronteira com o México, a cidade de San Diego é famosa pelo seu clima agradável, pelas belas praias e também pela influência da cultura hispânica, algo que tem sido uma constante em sua história, afinal de contas, esta era a cidade do Zorro e do Sargento Garcia. Mas hoje em dia tudo está bem diferente daquela vila sonolenta, e San Diego agora é a segunda maior cidade da California, sétima do país e principalmente a primeira no sonho de muita gente que pensa em se mudar para os Estados Unidos. 

   

A principal avenida da cidade é a Broadway, onde fizemos esta foto. As árvores que podem ser vistas no lado direito são parte dos jardins que decoram o Horton Plaza Shopping Mall, considerado o coração da moderna San Diego. Pouco mais ao sul fica o tradicional bairro Gaslamp Quarter, área de 16 quadras onde antigamente funcionavam casas de jogo, bordéis e coisas do gênero. A área escapou da demolição, foi reformada, e agora está bem melhor freqüentada, com muitos bares, galerias de arte alternativa, e pequenos restaurantes, alguns com música ao vivo. Indicado especialmente para quem quer um programa noturno. 

 

Visite o San Diego Aerospace Museum, dedicado aos transportes aéreos, e cobrindo um período desde o tempo dos balões até as naves espaciais. Quem prefere automóveis, deve ir ao San Diego Automotive Museum, onde vai encontrar dezenas de raridades, como Rolls Royces dos anos 30, entre outros. Quem curte passeios à beira-mar deve começar visitando Old Point Loma Lighthouse, o histórico farol da cidade, e depois ir até as ilhas Harbor e Shelter, situadas na baía de San Diego, locais tranqüilos, com simpáticos restaurantes e ponto de partida para pescarias e mergulho submarino. 

Quem tiver a curiosidade de conhecer o local onde San Diego foi fundada deve visitar Old Town. Ali os colonizadores espanhóis construíram o primeiro povoado na California, e o batizaram Pueblo de San Diego. Quase nada resta daquelas primeiras construções, mesmo porque, durante os anos 60 toda aquela área passou a formar o State Historic Park.

 

O município de San Diego é formado pela união de várias cidades, como Coronado, Escondido, La Mesa, Hillcrest, Barrio Logan, Chula Vista, La Jolla, El Cajon e Del Mar. É impossível não notar, a partir destes nomes, a forte influência espanhola por aqui. Esta influência, no entanto, não é tão forte quando atentamos para a arquitetura da cidade, marcada pela presença dos tradicionais e altos prédios de escritórios ao estilo americano, e também marinas repletas de luxuosas embarcações de todos os tipos. Sugestões para visitar em San Diego? Comece pelo Junipero Serra Museum, onde se pode aprender a história das missões espanholas na California, e que deram origem às cidades do estado. 

 

Como em qualquer cidade à beira mar, a água se tornou a principal atração também em San Diego. Assim, os principais atrativos ao longo da costa são o Maritime Museum, museu formado por três navios: Star of India, Berkeley e Medea, e que podem ser visitados em conjunto (há um desconto para isso), ou em separado. Mais ao norte, junto à interstate I5, estão as famosas praias de Ocean Beach, Mission Beach, o aprazível Belmont Park.

Conheça também a resposta californiana aos parques aquáticos da Florida, o famoso Sea World San Diego, com pingüins, baleias, tubarões, e muita água encharcando quem sentar nas primeiras filas dos shows. Outra área muito freqüentada na cidade é Balboa Park, um dos maiores parques urbanos do país, e que conta com mais de dez museus, galerias de arte e restaurantes, além do zoológico da cidade. Durante os meses de verão, o lugar certo para ir à noite é no Embarcadero Marina Park, onde acontecem freqüentes shows musicais grátis.

 

Entre os parques turísticos de San Diego, o mais recente e que também faz muito sucesso, é Legoland, localizado em Carlsbad, com todas as atrações típicas de um parque temático. Para surfistas San Diego é a cidade ideal. Como esta não é nossa praia, nós não experimentamos, mas amigos californianos nos garantiram que as praias daqui são as melhores do estado para a prática desse esporte. Segundo eles, as melhores ondas estão em Imperial Beach, Coronado, Ocean Beach, Pacific Beach, Bird Rock, e Windansea. Ao lado, uma imagem de prédios de Balboa Park, e sua arquitetura tipicamente hispânica.

 

Outras atrações famosas na área são o Museum of Contemporary Art e o Stephen Aquarium.  Mas se no lugar de museus você prefere o contato com o verde, não deixe de conhecer Torrey Pines State Reserve, um dos melhores santuários da natureza da California, com praias selvagens, lagos e muitos pinheiros. Também fica na região de La Jolla. Ao lado, vista do pátio interno do Horton Plaza Shopping Mall.

O bairro de La Jolla, 20 km ao norte do centro, é famoso por seu estilo arquitetônico extravagante, prédios ornados com colunatas, arcos, e generosos terraços, apropriados ao sol quase sempre presente da California.

 

A San Diego State University, ao lado, preserva a arquitetura típica espanhola. Quem estiver de carro pode atravessar a baía de San Diego seguindo até Coronado, onde está uma das maiores bases navais americanas do pacífico, não aberta à visitação. Depois siga pela estrada 75, que percorre uma faixa de terra entre a baía e o mar, uma das áreas mais bonitas do sul da California. No caminho você vai encontrar a Silver Strand State Beach e o Border Field State Park, duas boas áreas de camping, sendo esta última exatamente na fronteira com o México.

Ainda falando da colonização hispânica, se você quiser visitar uma autêntica Missão Espanhola em território americano, vá até a Mission San Diego de Alcala. Situada em Mission Valley, ela foi fundada pelo missionário Junipero Serra, e suas muitas peças são um retrato da importância religiosa na colonização da California. 

 

 

Mesmo assim, alguns prédios foram reconstruídos tão próximos quanto possível dos originais, e tudo virou uma agradável área de pedestres. Vale especialmente apreciar a Casa de Carrilo, mais antiga construção da cidade (1820). Bem mais interessante, no entanto, é visitar Seaport Village, uma simpática vila à beira mar, onde foi recriada a arquitetura dos típicos prédios da época mexicana. O lugar conta ainda com lojinhas, restaurantes e simpáticos barzinhos. 

 

Por várias razões, San Diego é uma unanimidade entre moradores e visitantes: Uma típica cidade ensolarada do sul da California, com organização e infra-estrutura americana, raízes espanholas e forte influência mexicana. Não é de estranhar que ela atraia tanta gente, inclusive brasileiros, pois San Diego parece reunir num mesmo lugar todas as coisas boas que queremos encontrar numa cidade. Desde os tempos do Zorro. :-)

 

 

A música desta página é Adelita, do folclore mexicano. Para interromper sua execução clique em X (parar).

 


A Marca do Zorro