Inicio
Albuquerque
Atlanta
Atlantic City
Bariloche
Boston
Buenos Aires
Chicago
Colonia
Dallas
Houston
Kansas City
Las Vegas
Los Angeles
Miami
Montevideo
Montreal
New Orleans
New York City
Orlando
Ottawa
Philadelphia
Phoenix
Portland
Quebec
Saint Louis
Salt Lake City
San Diego
San Francisco
Santiago
Seattle
Toronto
Valparaiso
Vancouver
Victoria
Washington

 

 

 





 

 

 

 

Não existe ninguém que tenha vindo e não tenha se apaixonado por esta cidade. Não que ela seja um lugar especial, pois tem até gente que vem e nem sequer passa por Orlando. Como é possível? Ora, o pessoal chega aqui, deixa as coisas no hotel e já vai direto para o Disneyworld, Universal Studios e Sea World, só para citar os três mais conhecidos. Lugares que já viraram sinônimos de paraíso para crianças de todas as idades e de todos os cantos do mundo.

São lugares que parecem ter a capacidade de fazer a gente esquecer as preocupações e reviver sonhos, sentir-se mais leve, fazer parte das historias infantis contadas por nossos pais e avós, e até mesmo não se preocupar em pagar mico e fazer uma foto todo sorridente ao lado do Mickey ou do Pateta. Se existe um lugar no mundo que é alto astral é este. Um lugar que nos faz pensar como seria bom se a vida pudesse ser sempre assim.

   

Bem... também tem o lado comercial da coisa e esta diversão na verdade é uma indústria que movimenta bilhões de dólares, mas ora bolas, isto acontece em qualquer lugar não é mesmo? E se isto serve de consolo, seus dólares estarão servindo para proporcionar diversão sadia e ao mesmo tempo lembranças maravilhosas, que vão viver para sempre. Assim, faça umas economias, compre a passagem aérea a prestações, reserve um hotel ou providencie um pacote e pronto. Você está pronto para mergulhar de cabeça no sonho real se ser criança novamente e se divertir como nunca.

Dentre todas as atrações de Orlando, Disneywold é a principal. O maior dos parques construídos por Walt Disney nunca para de crescer, aumentar o número de atrações, brinquedos, passeios assim como construir novos hotéis, lojas etc. Dentro de Disneyworld, o parque Magic Kingdom foi o primeiro a ser construído, e continua a fazendo o mesmo sucesso de sempre. Dividido em 5 partes, Main Street, Adventureland, Frontierland, Fantasyland e Tomorrowland, ele tem atrações para encher vários dias, como a Mansão Assombrada, Salão dos presidentes, Splash Mountain, Piratas do Caribe e Space Mountain. Mas andando por lá a cada passo surge algo interessante. A imagem ao lado foi feita na comemoração dos 25 anos do parque, quando o castelo da Bela Adormecida foi fantasiado de bolo de aniversário.

 

A área de entrada do Magic Kingdom forma o trecho conhecido como Main Street, onde estão as lojinhas de souvenirs. É por aqui que os dólares desaparecem das carteiras... É quase impossível resistir às centenas de produtos à venda, desde roupas, mochilas, bichinhos de pelúcia, livros, jóias, DVDs, e toda uma variedade imensa de produtos Disney. Neste trecho também estão diversos restaurantes, lanchonetes, e outros pontos bons para se matar a fome. Depois dê uma volta no bondinho puxado a cavalo, ou então no carro de bombeiros, escolha outro setor do parque para visitar e comece tudo de novo!

 

A esfera que aparece nesta foto é o ponto central e símbolo de Epcot. Reserve ao menos dois dias para poder ver toda Epcot. Lá você vai encontrar pavilhões do Canadá, Reino Unido, França, Marrocos, Japão, Estados Unidos, Itália, Alemanha, China, Noruega e México, com prédios reproduzindo a arquitetura típica de cada lugar, atrações de cada país, shows de música típica, pratos, bebidas e doces característicos de cada lugar e produtos regionais, além de shows e eventos especiais durante o dia. É quase como uma volta ao mundo em um dia.

Se num lado de Epcot a gente dá a volta ao mundo, no outro setor a gente se diverte com brincadeiras eletrônicas de todos os tipos, como passeios entre dinossauros, pilotar um carro em alta velocidade, navegar pela história da evolução da humanidade, e outras novidades que surgem a cada ano.

Para quem preferir é possível ir de um ponto a outro do complexo Disney utilizando ônibus, ferries ou o divertido monorail, trem suspenso em apenas um trilho que Disney adaptou e acabou transformando em uma das marcas registradas do parque.

 

Ainda dentro dos parques Disney não deixe de visitar o terceiro parque do complexo, o Disney's Hollywood Studios, onde o mundo do cinema é o ponto em comum de todas atrações. O ponto central é o Great Movie Ride, um passeio entre cenários e personagens dos mais famosos filmes da MGM. O Catastrophe Canyon também é uma atração muito procurada, mas tome cuidado para não se assustar quando aquele caminhão tanque explodir e começar a desabar bem na sua direção. E claro, não perca o Tower of Terror (ao lado), passeio por um misterioso hotel de Hollywood que termina de forma vertiginosa.

Outro parque Disney que faz muito sucesso é Animal Kingdom, dedicado à vida natural e aos animais, e que lembra muito uma viagem ao coração da Africa. E ainda existem os parques aquáticos Blizzard Beach e Typhon Lagoon.

Todos os parques têm desfiles com os personagens Disney, geralmente às três da tarde, e bem antes disso as ruas por onde o cortejo passa começam a ficar cheias de turistas. Chegue cedo também, e reserve seu lugar sentado na beira da calçada, é o melhor ponto para não se perder nada. Em datas especiais há também paradas noturnas, onde todos os carros e personagens são iluminados. Procure se informar com antecedência no site da Disney, para saber as datas dos eventos especiais.

Outra atividade imperdível é fazer fotografias junto aos personagens Disney. Geralmente duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde, eles percorrem as ruas, e logo filas se formam para as fotos. Esse é o momento certo para guardar recordações especiais junto de seus personagens prediletos, desde a Bela Adormecida, Cinderela, e Pocahontas até Tico e Teco, Winnie o ursinho Pooh e Tigrão. Desde o Gênio de Aladim até Pato Donald a Pequena Sereia e ainda Mickey, o Gênio da Lâmpada, Buzz Lightyear, Ratatouille, Cars, Rei Leão, Piratas do Caribe e claro muitos e muitos outros, como o queridíssimo e sempre atrapalhado Pateta.

 

Todos os hotéis do complexo Disney formam uma atração à parte, desde os mais luxuosos, até os mais acessíveis. Por duas vezes nos hospedamos dentro do próprio complexo Disney, e esta é a melhor opção para quem realmente quer estar lá todos o tempo, além de ter acesso a transporte grátis e poder desfrutar dos parques em horários estendidos. Ao lado um dos recantos gramados que cercam os hotéis do complexo. Mas para quem quer gastar o mínimo possível com a hospedagem opções é que não faltam. Há centenas de alternativas na cidade. Uma das melhores é ao longo da Bronson Memorial Highway, com dezenas de motéis de bom preço (diversos com micro-ondas e geladeiras nos quartos), supermercados, restaurantes, e tudo mais que você precisa para passar férias inesquecíveis.

 

O segundo parque mais procurado em Orlando é o Universal Studios. Para ver tudo são necessários uns dois dias, mas se você correr bastante será possível ver o melhor. As atrações do parque estão sempre mudando, novidades aparecem de tempos em tempos, incorporando efeitos tecnológicos, luzes, movimento e muita adrenalina.   

 

Mas visitar Disney e Universal é apenas o ponto de partida de sua diversão em Orlando. A cidade tem dezenas de atrações de todos os tipos, e novas continuam a surgir todos os anos. Conheça o Kennedy Space Center, que pertence à NASA. Assista um torneio entre cavaleiros medievais jantando no Medieval Times. Escorregue nas águas do Wet'n'Wild (International Drive). Volte ao mundo jurássico no Dinosaur World.

Ao lado, imagem feita no Universal Studios, no trecho que reproduz a calçada da fama de Hollywood, California.

 

Dicas de restaurantes são até desnecessárias, pois em Orlando a gente quase tropeça em restaurantes. No entanto um lugar que costuma agradar bastante é o Ponderosa, que tem um bufe gigante, tipo coma-tudo-que-quiser e não é caro, com diversos endereços na cidade.

Nosso preferido, no entanto, continua sendo o Cracker Barrel, mistura de lojinha e restaurante ao estilo da America rural do interior, com porções bem servidas e muito saborosas. Peça para acompanhar alguns biscuits (pãezinhos quentes amanteigados que derretem na boca), e de sobremesa sua deliciosa apple pie com sorvete. 

 

Esta foto é do museu Ripley´s Beliave or Not, o museu com curiosidades estranhíssimas do Acredite de Quiser, situado na International Drive. Como dá para ver, a casa é torta, e já na entrada pode-se sentir uma experiência muito estranha. Experimente caminhar na direção da entrada olhando fixamente para a porta e em pouco tempo você vai perceber que está caindo para o lado, um típico exemplo de como nosso cérebro pode às vezes ser tapeado pelo que os olhos acham que vêem. E vá também ao Sea World, mais famoso parque marinho do mundo, onde os shows com baleias, aquários e diversas outras atrações encantam crianças de todas as idades.

 

Uma das áreas mais animadas de Orlando, principalmente à noite, é a Church Station, antiga estação de trens no centro da cidade, que foi reformada e agora tem restaurantes, barzinhos e muita música. Outro ponto que vale uma visita é Old Town, parque à moda antiga, simples mas simpático, com lojinhas e atrações diversas. E quem gosta de equitação não deve perder o Arabian Nights, show eqüestre de cavaleiros árabes, acompanhado de jantar.

 

Ao fazer umas comprinhas, não esqueça de visitar o local conhecido como Disney Village Marketplace, na entrada do complexo Disney. Lá você pode praticamente decorar toda sua casa com os personagens Disney. Roupas de mesa e banho, louças, moda masculina e feminina, objetos de utilidades domésticas, abajures, e uma infinidade de outras coisas onde o ponto em comum são as imagens de Mickey, Donald, Rei Leão, e toda a turma.

Outras pontos quentes para compras são International Drive, Orange Blossom Trail (leste da cidade, onde estão grandes lojas de departamento e o enorme shopping Florida Mall), e a Colonial Drive (norte da cidade, com várias lojas e shoppings, com destaque para o Orlando Fashion Square).

Desculpem o mico da foto ao lado com a roupa da Minnie, mas ela foi irresistível :-)

 

Mas não são apenas os parques temáticos e a International Drive que fazem a alegria dos turistas por aqui. Assim como em outras cidades americanas, Orlando tem de tudo em termos de comércio, desde as lojas pequenas até as grandes redes, oferecendo o que existe de mais moderno em eletrônica, informática, música equipamentos diversos etc. Tire ao menos um dia para visitar também estas catedrais de consumo. Entre as principais redes de eletrônicos destaca-se a Best Buy, com uma variedade incrível de equipamentos eletrônicos, vídeo, áudio e informática.

 

A foto ao lado, clicada em frente ao castelo da Bela Adormecida, homenageia Walt Disney e Mickey, afinal de contas, como o próprio Walt dizia, tudo começou com um rato. Mas talvez nem ele mesmo pudesse prever que aquele seu primeiro desenho animado com um ratinho iria ser o ponto de partida de um império de entretenimento, responsável por colocar no mapa até mesmo a cidade de Orlando.

Foi Disney quem vislumbrou a possibilidade de construir neste local, onde só havia pântanos, um parque temático ainda maior que o pioneiro Disneyland da California. Sua intuição como sempre estava certa, e desde sua inauguração este endereço se tornou sinônimo de diversão e entretenimento. Americanos, japoneses, portugueses, franceses e muitos brasileiros elegeram esta cidade como seu destino preferido no exterior. Se você já esteve lá, sabe que eles estão certos. E se ainda não esteve, não perca a chance de conferir por si mesmo, afinal de contas as férias estão se aproximando

 

A música desta página é Zip-a-Dee-Do-Da , um dos clássicos de Disney. Para interromper sua execução clique em X (parar)