Inicio
Alabama
Arizona
California
Florida
Georgia
Idaho
Illinois
Indiana
Iowa
Kentucky
Louisiana
Maine
Maryland
Minnesota
Mississippi
Missouri
Nevada
New Jersey
New Mexico
New York
North Carolina
Ohio
Oklahoma
Oregon
Pennsylvania
South Carolina
Tennessee
Texas
Utah
Virginia
Washington
West Virginia
Wisconsin

 

 

 

 

 




 

 

 

 

'Idaho, a terra das batatas'. Este poderia ser o resumo de Idaho, mas na verdade há mais: Além de ser o campeão nacional na produção das famosas leguminosas, Idaho é também um dos líderes americanos no plantio de trigo, na produção de artigos eletrônicos, de informática, alimentos processados e produtos químicos. Mesmo assim, turistas que chegam às terras espaçosas de Idaho quase nada percebem sobre isto.

O que sobressai aos olhos são os grandes espaços abertos, as planícies cobertas por terrenos cultivados, e uma sensação de região inexplorada e com poucas pessoas. Idaho não é um destino turístico tradicional, é distante, e não é rota obrigatória para lugar algum. Ainda assim, decidimos fazer um desvio em nosso roteiro original para conhecer mais de perto as características deste estado que se orgulha em ter como lema uma esperança: 'Let it be Perpetual', ou, 'Que seja eterno'.

   

Uma das versões para o surgimento do nome Idaho (americanos pronunciam áidarrou) conta que este era o nome de um navio que costumava navegar pelo rio Columbia, que cruza esta região. Com a descoberta de ouro no noroeste americano, em 1860, muitos mineradores passaram a se referir à região com o nome do tal navio, que acabou dando nome às terras que iriam formar o estado. Outra versão conta que Idaho derivou da expressão índia E Dah Hoe, que significa Gema das Montanhas. A foto ao lado é uma das imagens mais freqüentes ao longo de suas estradas do interior, e mostra um pequeno trecho de suas muitas terras cultivadas.

 

A região de Idaho onde há maior intensidade demográfica situa-se no sul, ao longo da estrada I-84. Por aqui estão as principais cidades do estado, como Boise (capital do estado), Pocatello, Idaho Falls e Twin Falls. Mais ao norte a única cidade maior é Coeur d’Alene, nome que remete às origens francesas da região. Idaho é um estado com grande extensão territorial, como é característico dos estado do noroeste. Seu tipo de terreno varia muito de uma parte do estado para a outra. Ao norte estão belas paisagens verdes representadas pelo parque Salmon Chalis National Forest e Nez Perce Wilderness Area, e ao sul, na divisa com Nevada, terras áridas onde o mato quase seco predomina.

 

Ao lado, imagem da rua que dá acesso ao centro de Twin Falls, cidade ao sul do estado. É interessante observar que em praticamente todas localidades americanas, mesmo do interior, encontramos as mesmas redes de lojas, restaurantes, hotéis e assim por diante. Se por um lado isto dá aos pequenos lugares as vantagens de ter acesso às modernas conveniências, ao mesmo tempo lhes subtrai um pouco de autenticidade regional. Nesta foto, por exemplo, vê-se postes com placas indicando a presença de Mcdonalds, Target, KFC, Money Tree, Office Max, Auto Pride, Applebee's e Jack in the Box entre outros, uma imagem que poderia ter sido feita em qualquer outra típica cidade americana.

 

Próximo a Twin Falls estão algumas atrações muito populares do estado, e que valem a pena ser visitadas, como as cataratas Shoeshone Falls e Dierkes Lake, as quais atraem milhares de visitantes por ano, principalmente quem gosta de esportes aquáticos. Também vale visitar a Sawtooth National Forest, região florestal apreciada por quem gosta de percorrer trilhas e praticar esportes ao ar livre.

 

Para quem vem de um país pródigo em rios e lagos como o Brasil é difícil ficar muito entusiasmado com os rios americanos. A foto ao lado é de um dos principais de Idaho, o rio Snake que faz a divisa do estado com Oregon. Os primeiros colonos a se estabelecerem em terra de Idaho foram missionários mórmons, vindos do estado vizinho de Utah, e até hoje sua presença é muito forte em Idaho.

 

Um dos lugares mais bonitos de Idaho é Redfish Lake , na foto ao lado, situado em Stanley, no centro do estado. Este lago, próximo a uma floresta de pinheiros na base das montanhas, é um dos pontos mais concorridos de Idaho para os apreciadores de pesca, mergulho e iatismo. Vale lembrar que este não é um lugar onde esportes aquáticos podem ser praticados durante todo o ano, já que o inverno aqui é extremamente frio, com temperaturas que podem chegar a vinte graus centígrados abaixo de zero durante os meses de janeiro e fevereiro. Por outro lado, quem visitar o estado durante o frio poderá usufruir da badalada estação de esqui de Sun Valley, a pouca distância de Twin Falls.

 

Boise é a capital do estado (eles pronunciam Bóizi). O prédio ao lado é o State Capitol, sede do câmara. Construído em 1905, ele é a construção dominante da cidade, e seus residentes contam com orgulho que é o único Capitol (praticamente toda capital de estado americano tem um prédio neste estilo) que dispõe de aquecimento natural, graças às fontes térmicas do lugar.

Quando fizemos esta foto ao lado de um dos antigos canhões que adornam o gramado em volta, conhecemos um americano que veio puxar conversa, e logo estava nos contando sua vida, dizendo que vai concorrer ao governo estadual nas próximas eleições, nos apresentou à sua família e depois de vinte minutos de papo já estava até nos convidando para jantar em sua casa. Como ficou evidente, o povo de Idaho tem boa vontade com visitantes, é gentil e ainda faz amizades como antigamente. Detalhe: Ele era mórmon e tem oito filhos.

 

Mais uma foto de uma das avenidas centrais de Boise. Como em quase todas cidades mórmons, esta também é limpa e organizada, com pessoas bem vestidas transitando pelas calçadas e um jeito inconfundível de lugar onde tudo funciona bem, na hora certa, no tom certo e da maneira certa. Mesmo sendo a maior cidade do estado ainda é um lugar pequeno, com população de 190 mil habitantes. Entre as principais atrações turísticas de Boise está o Boise River Greenbelt, um cinturão verde com quarenta quilômetros de comprimento, ligando Eagle Island State Park ao Discovery State Park, ao longo do qual estão pistas de patinação, lagos e recantos arborizados.

Outra atração popular de Boise é o Idaho State Historical Museum, onde visitantes podem percorrer uma reprodução da trilha seguida pelos peregrinos mórmons para chegar em Idaho, composta de painéis, sons e objetos históricos diversos. Mas o que nos deixou uma recordação inesquecível de Boise foi mesmo o jantar no Old Chicago, pois apesar do nome fazer referência a outra cidade, os pratos são ótimos, além de servir como acompanhamento batatas fritas tão deliciosas como nunca tínhamos experimentado antes, aliás, não poderia ser diferente, pois Idaho é conhecido como a "Terra das Batatas".

Esta estradinha simples e despretensiosa, que entre curvas, subidas e descidas segue sempre em frente, cortando o interior das terras e campos do estado, ficou em nossas recordações como um dos símbolos do simpático Idaho. Um lugar simples, agradável, com pouco trânsito, pouca poluição e pouca gente, mas com um céu imenso, que pode sempre ser visto de ponta a ponta. E além de tudo, principalmente, um lugar onde estão as mais deliciosas batatas do mundo.

 

A música desta página é "Here we have Idaho". Para interromper sua execução pressione a tecla ESC.

 

You've heard of the wonders our land does possess,
It's beautiful valleys and hills,
The majestic forests where nature abounds,
We love every nook and rill.

And here we have Idaho winning her way to fame.
Silver and gold in the sunlight blaze, and romance lies in her name.
Singing, we're singing of you, Ah, proudly too,
All our lives thru, we'll go Singing, singing of you,
Singing of Idaho.


Bandeira de Idaho