Inicio
Alabama
Arizona
California
Florida
Georgia
Idaho
Illinois
Indiana
Iowa
Kentucky
Louisiana
Maine
Maryland
Minnesota
Mississippi
Missouri
Nevada
New Jersey
New Mexico
New York
North Carolina
Ohio
Oklahoma
Oregon
Pennsylvania
South Carolina
Tennessee
Texas
Utah
Virginia
Washington
West Virginia
Wisconsin

 

 

 

 

 




 

 

 

 

Para os Estados Unidos, este sino tem um valor e um simbolismo únicos. Conhecido como Liberty Bell, ele representa os ideais que a America tem perseguido, e pelos quais tem vivido: Independência e liberdade. Ele é o principal ponto turístico da cidade de Philadelphia, a mais importante do estado da Pennsylvania, e está localizado em frente ao prédio conhecido como Liberty Hall. Com justa razão, a Pennsylvania é considerada o estado berço da liberdade Americana. O sino foi trazido da Inglaterra em 1752 e logo que foi usado pela primeira vez rachou.

Durante a guerra revolucionária contra a Inglaterra o sino tocava para anunciar eventos importantes, e foram suas badaladas que anunciaram a declaração de independência americana, em 1776. Mais do que um lugar histórico, a Pennsylvania é também um dos lugares mais agradáveis da America. Com cidades modernas, campos cobertos de vegetação, suaves colinas verdes ondulando pelo interior do estado aliadas a um clima temperado, esta é uma das regiões mais bonitas dos Estados Unidos.

   

A pintura do rosto de Benjamin Franklin, o gênio de tantos inventos, na fachada de um prédio, lembra que ele foi um dos moradores mais famosos da cidade de Philadelphia. Para quem chega à cidade, a primeira visita obrigatório é ao Liberty Bell (costumam haver filas para entrar, mas andam rápido), o Liberty Hall, e o porto histórico da cidade, conhecido como Penn's Landing (o nome refere-se ao local onde aportou o navegador William Penn, em 1682). E visite também o grande prédio da prefeitura. Outros pontos que merecem uma visita são Washington Square, Shoe Museum e Museum of American Art.

O melhor do centro da cidade está situado ao longo da Market Street, que conduz ao porto, e caminhando na direção do rio Delaware encontram-se diversos barzinhos e restaurantes agradáveis. Depois, percorra Chinatown e não deixe de fazer uma comprinhas no The Gallery (shopping central), ou no Franklin Mills Mall (imenso mall de ponta de estoque no norte da cidade, na junção da I-95, saída 24). Outra opção é o simpático Cherry Hill Mall, no subúrbio de Cherry Hill (lado este do rio Delaware), junto à Route 38.

A cidade de Philadelphia foi conhecida como 'Atenas Americana', devido a sua rica vida cultural e nenhuma outra cidade americana teve tantos teatros e jornais.

 

Foram William Penn e seus colonizadores da religião Quaker que fundaram Philadelphia. Eles vieram da Europa em busca de liberdade para seu culto religioso. Esta foi a primeira capital do país, de 1790 a 1800. Fizemos esta foto no centro da cidade, depois de muito rodarmos à procura de um lugar bom para estacionar. Lugares grátis para estacionar são raríssimos, e estacionar frente a um parquímetro faz a gente ficar o tempo todo lembrando que temos que estar de volta ao carro dentro de, digamos, 37 minutos... o que nunca é agradável. A vantagem das grandes cidades americanas é que metade dos prédio do centro parece que são sempre edifícios garagem, a melhor opção.

Ficamos surpresos com Philadelphia, pois a cidade tem diversas avenidas largas, transito intenso e muita gente nas calçadas, deixando evidente porque esta é uma das mais importantes cidades da America. Procure visitar também Atwater Kent Museum (onde é contada a história da cidade), Betsy Ross House (local histórico mantido como na época do período colonial), e Carpinter's Hall (considerado como o local onde começou a história do país). 

 

A Pennsylvania é um dos estados americanos onde mais se encontra a cor verde, graças às grandes extensões de campos cultivados. O apelido do estado, 'Keystone State' foi dado em referência às antigas treze colônias, núcleo inicial do país. Como a Pennsylvania era a mais central de todas, passou a ser considerada o ponto chave daquele conjunto.

Cenas rurais como a mostrada na imagem ao lado são uma constante no interior do estado, onde o verde predomina, intercalado com diversas fazendas e gado de aparência saudável.

Dentre os grupos religiosos que vieram para o estado, os conhecidos como Quakers eram os mais influentes, mas o estado também acolheu membros de diversas seitas religiosas vindos da Europa, como os Menonitas, Anglicanos, Luteranos e Amish. Quase todos se estabeleceram no campo e muitos eram provenientes da Alemanha. Na época de independência americana, cerca de um terço dos habitantes da Pennsylvania tinham origem germânica.

A cidade de Erie, situada a oeste da Pennsylvania, às margens do lago de mesmo nome, é uma cidade pequena e fria. Durante o inverno, os ventos provenientes do Canadá atravessam a região dos grandes lagos e atingem direto esta parte do estado. Fizemos esta foto num estacionamento do Mcdonalds, quando tentávamos nos aquecer tomando uma bebida quente. Nossa passagem aqui foi rápida, durou apenas uma tarde, mas partimos convencidos que não deve ser fácil morar aqui e ter que enfrentar os rigores do invernos desta região.

Vídeo: Erie numa tarde gelada

Na região leste do estado situam-se algumas das regiões mais bonitas do estado, formando o parque florestal conhecido como Allegheny National Forest (na imagem ao lado) e Susquehannock National Forest, onde se pode ter uma visão de como era a natureza da Pennsylvania antes da chegada dos Europeus. Na realidade, as florestas ainda cobrem cerca de 60% da área estadual. Curiosidade: O nome Pennsylvania significa 'florestas de Penn", em homenagem ao descobridor William Penn.

 

Harrisburgh, mostrada na imagem ao lado, é uma pequena cidade banhada pelo rio Susquehanna, capital do estado desde 1812. Foi aqui que ocorreu o pior acidente nuclear da história americana,, quando em 1979 o reator de sua usina nuclear derreteu, e quase causou uma catástrofe nacional. O evento serviu para inspirar um filme de sucessso, 'A síndrome da China'.

Outra importante localidade do estado em termos históricos é Gettysburgh, onde foi travada a mais sangrenta batalha da guerra civil, e que teve como conseqüência o início da derrota das tropas do sul. Gettysburgh é hoje um lugar simpático e tranqüilo, situado a cerca de duzentos quilômetros de Philadelphia, e em datas especiais, costuma apresentar reconstituições da daquela batalha histórica, com artistas trajando uniformes de época, canhões antigos etc.

 

Punxsutawney, uma cidade que não tinha nada para mostrar, teve, em compensação, uma idéia boa. Uma vez ao ano ela festeja uma das mais antigas tradições do estado, à espera que o Groundhog (roedor parente da marmota) saia da toca. Diz a lenda que se ela se assustar com sua sombra e voltar à toca, o inverno continuará, mas se sair da toca a primavera chegará mais cedo. Essa festa até serviu de tema para o filme Feitiço do Tempo (Groundhog Day). Punxsutawney situa-se a uma hora de carro de Pittsburgh, seguindo pelas estradas 22 e 119 rumo norte. Ao lado, uma imagem em tamanho grande da marmota que tornou esta cidade de nome estranho conhecida no país e no cinema. O Groundhog Day é comemorado todo dia 2 de fevereiro.

 

Pittsburgh, mostrada na imagem ao lado, é a segunda cidade da Pennsylvania, situada num dos lugares mais bonitos do estado, exatamente na confluência de três rios, e cercada de morros cobertos por um tapete verde. Os moradores daqui gostam de lembrar que este é o centro histórico da America. Foi na confluência dos rios Ohio, Monongahela e Allegheny que nasceu o movimento patriótico americano que resultaria na independência do país.

 

Naquele dia em Pittsburgh fomos convidados por acaso a participar de uma cerimônia de ex-prisioneiros do Vietnam (POW - prisioners of war) e ganhamos uma bandeirinha como lembrança. A foto acima foi feita do melhor ponto de observação de Pittsburgh, no alto de Mount Washington. Para chegar lá pegue o bondinho 'Duquesne Incline', na margem sul do rio Ohio. Na foto ao lado é mostrado o trenzinho subindo a colina, visto a partir da estação de embarque.

 

O parque Golden Triangle é a região mais bonita de Pittsburgh e lá acontecem os principais eventos públicos da cidade. As melhores áreas de compras em Pittsburgh são ao longo da McNight Road (norte da cidade) e Mont Lebanon Road (no sul), com shoppings e comércio muito variado.

Ao lado outra imagem feita no centro de Pittsburgh, numa tranqüila tarde de sábado. Visite Strip District, ao norte da cidade, uma região que vem se transformando em atração turística, junto à margem do rio Allegheny. Veja também Station Square, prédio estilo 1900 agora transformado em shopping. Ao norte da cidade vale visitar a igreja St. Mary's, o mosteiro dos padres Beneditinos de 1888, o Andy Warhol Museum e aproveitar para fazer uma refeição num dos típicos restaurantes alemães da área (houve uma grande colonização germânica nesta região do país).

Se tiver tempo dê uma passadinha em North Versailles, uma região residencial que lembra muito uma típica cidade serrana do Brasil, ou então vá até Oakland, uma pequena e elegante localidade, com destaque para Squirell Hill, onde estão bares, restaurantes e pequenas livrarias que dão um charme especial ao lugar. Especialmente indicado para um fim de tarde. 

 

Quem visitar o estado no mês de maio vai poder aproveitar a Pennsylvania State Fair, realizada em Philadelphia, feira com pratos típicos e diversas atrações, formando uma amostra do melhor que é produzido no estado. No verão, dois eventos são especialmente famosos, a Lighted Boat Parade e Summer Mummers Parade, desfiles que atraem muita gente. Em julho, a cidade de Fort Mifflin, reencena as batalhas da independência americana, com centenas de figurantes vestidos como soldados da época, canhões etc. Em resumo, o estado de Pennsylvania é um lugar onde a cultura e a história do país andam lado a lado, e onde sempre parece estar acontecendo algum evento ou comemoração. É um lugar verde, com belas cidades, campos bem tratados e que sempre impressiona muito bem aos visitantes.

 

A música desta página é 'Pennsylvania State Song'. Para interromper sua execução pressione a tecla ESC.

Pennsylvania, Pennsylvania,
Mighty is your name,
Steeped in glory and tradition,
Object of acclaim,
Where brave men fought the foe of freedom,
Tyranny decried,
'Til the bell of independence filled the countryside.
Pennsylvania, Pennsylvania,
May your future be filled
With honor everlasting as your history 


Bandeira de Pennsylvania