Inicio
Alabama
Arizona
California
Florida
Georgia
Idaho
Illinois
Indiana
Iowa
Kentucky
Louisiana
Maine
Maryland
Minnesota
Mississippi
Missouri
Nevada
New Jersey
New Mexico
New York
North Carolina
Ohio
Oklahoma
Oregon
Pennsylvania
South Carolina
Tennessee
Texas
Utah
Virginia
Washington
West Virginia
Wisconsin

 

 

 

 

 




 

 

 

 

Maryland, a terra de Mary. Um nome bonito, um mapa estranho e uma característica dominante: O mar. Estas foram as três coisas que sobressaíram aos nossos olhos, ao visitar este belo estado do nordeste americano, situado entre Pennsylvania e Virginia. Diversas pesquisas tem apontado Maryland como detentor da mais alta renda média doméstica do país - o que turistas podem até mesmo perceber graças aos claros sinais de prosperidade econômica presentes em todo lugar. Maryland também destaca-se como berço de diversas instituições científicas e educativas importantes, como a prestigiada Johns Hopkins University. É um estado relativamente pequeno, portanto fácil de ser visitado, e o que nos chamou mais a atenção foi sua associação com o mar, seja em termos econômicos ou esportivos. Barcos, iates, pesqueiros, praias e faróis são uma visão constante em Maryland.

   

Os moradores de Maryland gostam de dizer que esta é a America em Miniatura, no sentido que, praticamente tudo que existe no país, pode ser encontrado em Maryland, em menores quantidades e proporções. Desde as praias com dunas de areias brancas encontradas na região costeira até as matas cobertas de pinheiros situadas à oeste, junto aos montes Apalaches. Maryland foi um dos primeiros lugares onde aportaram os colonizadores, ao chegar à America, e por isso é uma terra de fortes tradições. O próprio nome do estado foi dado ainda pelos primeiros colonizadores ingleses, como homenagem à rainha Henrietta Maria, mulher de Charles I, rei da Inglaterra. Mas a região mais bonita do estado é mesmo em torno da baía de Chesapeake, a qual adentra uma grande extensão das terras de Maryland, criando belas paisagens e fornecendo diversas localidades que merecem ser visitadas.

 

Nossa visita à Maryland começou por Baltimore, sua maior e mais importante cidade, situada também junto à Chesapeake Bay. Este nome, Chesapeake, é na verdade muito ouvido por aqui, e tornou-se sinônimo de pratos típicos, produtos regionais e uma infinidade de outras coisas e no idioma indígena, Chesapeake significava "grande água salgada", em referencia ao Oceano Atlântico. Ao lado, uma imagem do centro da cidade, próximo à região conhecida como Inner Harbor, principal pólo turístico de Baltimore.

Ao redor do Inner Harbor de Baltimore estão diversos locais interessantes, como o National Aquarium, Maryland Science Center, American Visionary Art Museum, o navio histórico USS Constellation (primeiro navio da marinha americana, construído em 1797). Completam o cenário da região diversos prédios comerciais e um bom shopping.

Merece destaque também Fort McHenry (construção de 1776 que defendeu Baltimore durante a guerra de 1812) e ainda Maryland Historical Society (onde se pode conhecer muito da história do estado), e também Fell's Point, um bairro onde estão diversas construções históricas. Já quem quiser fazer compras em Baltimore pode ir até o Harborplace and The Gallery (centro) ou então ao Marley Station Mall (ao sul, junção da 100 com Gov Hitchie Highway).

 

Do outro lado da baía Cheasepeake situa-se Oxford, uma graciosa e pequena cidade, boa para um passeio à tarde. A melhor forma de chegar lá é pegando o ferry Oxford-Bellevue, transporte que, por sua vez, já um passeio super agradável, pelo visual que oferece. Ao chegar lá tire um tempinho para uma caminhada à beira mar, e não esqueça de visitar o Chesapeake Bay Maritime Museum.

Outra localidade atraente é Crisfield, situada quase na divisa com Virginia e que ganhou o apelido de "Capital Mundial do Caranguejo", já que quase todo mundo aqui vive em função da sua pesca. Ao chegar lá aproveite para pegar um ferry e visitar a ilha Smith, um lugar que ainda conserva a aparência da America colonial. 

 

Há séculos os moradores de Maryland vem ganhando seu sustento graças à baía de Chesapeake, pescando siris, caranguejos, ostras e toda uma variedade de frutos do mar. Toda região do estado entre a baía e o oceano forma a península Delmarva, um lugar calmo, com altos faróis a beira mar e tranqüilas residências, onde o tempo parece que passa mais devagar. Residências luxuosas, construídas à margem da baía são uma constante, e em muitas delas pode-se ver um carrão estacionado na frente e um iate ancorado nos fundos.

 

A capital de Maryland é Annapolis, mas até o ano de 1695 era Saint Mary, que foi a primeira localidade da região a ser povoada por colonos ingleses.Ela situa-se ao sul do estado, junto à foz do rio Potomac e é praticamente uma cidade museu, com reproduções de casas históricas, navios que trouxeram os peregrinos, mansões dos barões do tabaco e pessoas vestidas com trajes típicos do século dezoito, e fornecendo informações para os turistas e como sempre sendo fotografadas ao lado deles. Atravessando novamente a baía Chesapeake na direção do oceano chega-se a região costeira de Chincoteague Bay e a península de Assateague Island, uma região virgem, quase deserta, ideal para quem gosta de muita tranqüilidade a beira mar. Ao lado, uma imagem de Assateague Island.

 

Esta é uma região quase totalmente plana, por isso, se tiver tempo alugue uma bicicleta para passear pelo litoral. Você vai descobrir plantações de tomates, ver algumas vacas, riachos, lagos, alagados, e muito sossego. São estradas com pouco movimento, povoados de pescadores, e um ventinho gostoso que vem do mar e que parece estar sempre soprando uma suave carícia na gente. Ao mesmo tempo Maryland é um lugar beneficiado pela proximidade com a capital do país, o que fez com que diversas empresas se instalassem na região central do estado, atuando principalmente nos setores de defesa, aeronáutica e biotecnologia. Além disto, a proximidade do mar e as diversas indústrias pesqueiras atraíram para cá muitas unidades de processamento de alimentos.

 

Faróis e barcos são uma imagem freqüente em Maryland, de várias formas e estilos. Este farol da imagem ao lado é o tradicional Sandy Point Light, parte importante da história local. Outros local turístico sempre lembrado é Ken County, localidade fundada em 1642 ao norte do estado, quase na Pennsylvania. Seu nome foi dado pelos saudosos peregrinos que queriam homenagear a cidade inglesa de onde tinham vindo.

Arranje depois um tempinho para visitar Rock Hall Museum e conheça relíquias e objetos pertencentes aos índios que moravam aqui quando os ingleses chegaram. E em Chestertown vale a pena visitar Remington Farms, região dedicada à preservação da vida selvagem, ou então se deslumbrar com a quantidade de barcos e veleiros existentes em suas trinta e uma marinas. 

 

Pouco ao sul de Baltimore situa-se Prince George, onde se pode visitar o Goddard Space Flight Center, um dos centros espaciais da NASA e também o maior parque de diversões do estado, o Six Flags America. Ao lado uma imagem da Chesapeake Bay Bridge, uma das maiores pontes do país, e uma importante via de ligação entre as duas metades de Maryland, separadas pela baía Chesapeake. Ela serve também como parte integrante do sistema de rodovias que conecta Washington e Delaware, e tem um fluxo muito intenso de trânsito, com freqüentes engarrafamentos, como logo percebemos ao passar por aqui. Mesmo de longe, a imponente estrutura metálica já é visível, e quanto mais nos aproximávamos, mais ficávamos impressionados pelas suas dimensões.

 

Conta-se que Free State (estado livre), o apelido de Maryland, foi adotado a partir de 1919, quando os moradores se recusaram a adotar a chamada Lei Seca, imposta a todo país, por considerarem que ela representava uma violação de seus direitos civis. Esta também é uma região reconhecida por sua tolerância política e religiosa. Mas principalmente a vantagem de um passeio a Maryland é que este é um lugar pequeno onde nada está longe demais. Foi para nós uma visita agradável, com dias bonitos e que forneceu imagens memoráveis.

 

A música desta página é 'Maryland my Maryland'. Para interromper sua execução pressione a tecla ESC.

The despot's heel is on thy shore,
Maryland, My Maryland!
His torch is at thy temple door,
Maryland, My Maryland!
Avenge the patriotic gore
That flecked the streets of Baltimore,
And be the battle queen of yore,
Maryland! My Maryland!

Hark to an exiled son's appeal,
Maryland, My Maryland!
My Mother State! to thee I kneel,
Maryland, My Maryland!
For life and death, for woe and weal,
Thy peerless chivalry reveal,
And gird they beauteous limbs with steel,Maryland! My Maryland

 
Bandeira de Maryland