Viagens & ImagensAkershus Festning

Viagens & Imagens no Facebook  Viagens & Imagens no Youtube  Siga o Viagens & Imagens no Twitter  Viagens & Imagens no Panoramio  Viagens & Imagens no Google+  Viagens & Imagens no Flickr

Nesta página estão  fotos e informações sobre o castelo de Akershus, situado em Oslo, Noruega.

 

Inicio
Akershus
Amboise
Angers
Arundel
Azay le Rideau
Bamburgh
Beaumaris
Blackness
Blenheim
Blois
Bodiam
Budavari
Caernarfon
Caerphilly
Cardiff
Carlisle
Chambord
Charlottenburg
Chantilly
Chenonceau
Chepstow
Cliffords
Conciergerie
Conwy
Criccieth
Doune
Dover
Edinburgh
Ewloe
Fontainebleau
Frederiksborg
Glamis
Hampt Court
Harlech
Hatfield
Heidelberg
Hever
Hohenschwagau
Langeais
Leeds
Linlithgow
London Tower
Neuschwanstein
Newcastle
Norwich
Nottingham
Nymphenburg
Pena
Penshurst
Pierrefonds
Prazsky
São Jorge
Schonbrunn
Scone
Southsea
Stirling
Tonbridge
Urquhart
Versalhes
Villandry
Vincennes
Warwick
Wilanow
Windsor

 

 

 

 

 

 


 

 

A fortaleza Akershus representa para Oslo, capital da Noruega, o verdadeiro coração e alma desta cidade. Desde 1299, quando a primeira pedra para sua construção foi assentada, por ordem do reio Hakon Magnusson, este endereço tem estado ligado a praticamente todos os eventos históricos ocorridos na cidade e, por extensão, no país.

Servindo como forte militar, prisão, residência real ou bastião de resistência contra tropas invasoras, Akershus é muitas vezes referida como a própria alma norueguesa, no sentido que, pode ser submetida a todo tipo de provas, qualquer percalço, grande provações, mas nunca esmorece, nunca é derrotada. 

 

Sua entrada em serviço ocorreu logo após a construção. Já em 1308 Akershus foi situada por tropas vindas da Suécia comandadas pelo Viking Erik of Sødermansland. O interesse dos suecos justificava-se devido à importância estratégica  de Akershus. Situada junto ao mar e dominante uma passagem de vital importância para todo o comércio marítimo da região Escandinava, quem controlasse esta fortaleza estaria controlando também a economia de todos os países da região.

No entanto, nem os Suecos nem os outros conquistadores que vieram após eles conseguirem tomar Akershus. Sete vezes a fortaleza foi situada, mas nunca tomada. Ela permaneceu através dos séculos como uma das mais poderosas e inexpugnáveis da história. Em 1592 foi adicionado à fortaleza original o complexo real, que passaria a servir como residência dos soberanos Noruegueses. Entre os reis noruegueses enterrados no mausoléu de Akershus estão Haakon VII e Olav V. Durante o século 17, a fortaleza foi modernizada, adquirindo a aparência de castelo da renascença.

 

Em 1624 um grande incêndio vitimou as instalações de Akershus, após o qual, o rei transferir para fora das muralhas as outras construções de Oslo – até então grande parte da cidade estava situada dentro das muralhas – e determinou que estava proibida daquela data em diante a construção de prédios de madeira. Somente construções de pedras seriam autorizadas, para evitar novos incêndios devastadores como o de 1624.

A nova cidade em torno das muralhas foi batizada em homenagem ao rei Christian IV, recebendo assim o nome de Christiania. E até hoje no castelo existe um modelo escala reduzida com dimensões 10 x 15 metros, representando Christiania em 1840.

Em 1940, quando os nazistas invadiram praticamente toda Europa, também a Noruega caiu em suas mãos. Mas ainda assim Akershus não foi derrotada. Como o governo havia decidido evacuar a capital do país, a fortaleza, para evitar a destruição da cidade de Oslo, rendeu-se sem dar um único tiro. Durante a ocupação, a fortaleza serviu como local de execução de diversos prisioneiros noruegueses, muitos deles participantes do movimento de resistência.contra os nazistas. E foi também em Akershus, que após a guerra, oito noruegueses foram executados, acusados de traição e colaboracionismo.

Diversos trechos de Akershus podem ser percorridos por conta própria. Até hoje ela permanece como uma guarnição militar, embora não tenha mais a mesma importância estratégica de outrora. Além do castelo propriamente dito, a área abriga também o Museu das Forças Armadas Norueguesas e o Museu da Resistência Norueguesa. Durante os meses de verão, uma das melhores atrações da fortaleza é a cerimônia da troca da guarda, realizada diariamente às 13:30 horas. Já quem quiser visitar o interior do Palácio Real vai precisar agendar a visita com antecedência, já que ele não está permanentemente aberto. E, o que é pior, vai precisar pagar uma taxa equivalente a, aproximadamente, cem dólares...

 

Quer deixar uma mensagem no Viagens & Imagens? Utilize o Guest Book 1 (nesta opção você terá uma resposta junto à sua mensagem)
ou o Guest Book 2 (opção para quem não necessita resposta). As mensagens estarão visíveis em pouco tempo.

Todas as músicas de Castelos & Palácios são reproduções de autênticas canções medievais ou renascentistas.