Viagens & ImagensChâteau de Amboise

Viagens & Imagens no Facebook  Viagens & Imagens no Youtube  Siga o Viagens & Imagens no Twitter  Viagens & Imagens no Panoramio  Viagens & Imagens no Google+  Viagens & Imagens no Flickr

Nesta página estão  fotos e informações sobre o castelo de Amboise, situado em Amboise, França. 

 

Inicio
Akershus
Amboise
Angers
Arundel
Azay le Rideau
Bamburgh
Beaumaris
Blackness
Blenheim
Blois
Bodiam
Budavari
Caernarfon
Caerphilly
Cardiff
Carlisle
Chambord
Charlottenburg
Chantilly
Chenonceau
Chepstow
Cliffords
Conciergerie
Conwy
Criccieth
Doune
Dover
Edinburgh
Ewloe
Fontainebleau
Frederiksborg
Glamis
Hampt Court
Harlech
Hatfield
Heidelberg
Hever
Hohenschwagau
Langeais
Leeds
Linlithgow
London Tower
Neuschwanstein
Newcastle
Norwich
Nottingham
Nymphenburg
Pena
Penshurst
Pierrefonds
Prazsky
São Jorge
Schonbrunn
Scone
Southsea
Stirling
Tonbridge
Urquhart
Versalhes
Villandry
Vincennes
Warwick
Wilanow
Windsor

 

 

 

 

 

 


 

 

Nossa visita à Amboise foi numa tarde quente de setembro, num dia que, estando de carro, revolvemos aproveitar para conhecer alguns castelos próximos de Paris.  Amboise foi o segundo daquele dia.

Construído no alto de um rochedo, às margens do rio Loire, o Chateau de Amboise oferece uma vista impressionante para quem se aproxima. O local, devido à sua posição estrategicamente importante, sempre foi ocupado por edificações militares, desde o século II da era Cristã.

Quando em 853 ocorreu a invasão dos Normandos na região do rio Loire, pilhando e saqueando vilas e cidades, a cidade de Amboise foi devastada, pois o castelo ainda uma pequena construção e não tinha como oferecer uma defesa eficiente. No entanto Comte d’Anjou - o administrador da cidade - enfrentou corajosamente aos invasores, sendo posteriormente castelo e parte da cidade entregue pelo rei Luiz II ao mesmo, como reconhecimento por sua bravura.

 

Comte d’Anjou passou a ocupar o título de Senhor de Amboise. O restante da cidade, que correspondia à parte externa das muralhas, foi concedida a outro nobre local, Charles le Chauve, Senhor de Buzançais. Ao que  consta, as duas famílias se davam relativamente bem, fora certas rusgas ocasionais.

No entanto, o vale do Loire estava longe de conhecer paz. Os senhores das diversas localidades ao longo do rio estavam constantemente disputando poder e influência entre si, sendo que freqüentemente alguns deles se uniam para enfrentar o monarca francês. Neste cenário, o chateau de Amboise era sempre um dos pontos centrais das disputas. Na verdade, apenas no século 12 esta rivalidade iria terminar.

Ao lado, a ruela que corre paralela à fachada sul de Amboise, e que conduz à entrada principal do chateau.

 

 

Quando em 1107 foi concedido a Amboise  o título de cidade, Hughes I, senhor de Amboise e Chaumont, tomou posse não apenas do castelo como também da cidade. O castelo permaneceu na família até 1422, quando foi herdado por Luiz d’Amboise. Este teve um papel importante na história do chateau, pois foi companheiro de armas de Joana d’Arc, que entrou para a história como a Santa Guerreira. Foi neste local que ela reuniu suas tropas para enfrentar os Ingleses e expulsá-los definitivamente da França.

 

Mais tarde o castelo e a vila teriam o controle assumido pela coroa Francesa, o que transformou Amboise numa Ville Royale, com todo o status que isto significava. O castelo passou a ser uma das residências preferidas do rei e de sua corte durante aproximadamente 150 anos, e neste período foi aumentado e teve suas fortificações aprimoradas.

Mas apenas a partir dos reinados de Luiz XII e Charles VIII que Amboise começou a ser transformado num palácio real completo, dotado de todas as conveniências necessárias a um centro real de poder.

Ao lado, uma das salas do chateau. Entre os pontos de destaque de Amboise, podem ser também apreciados pelos turistas a capela Saint-Hubert, os alojamentos do rei, ala Charles VIII, ala Luiz XII, e os aposentos particulares dos reis.

Ao passear pelo palácio, não deixe de visitar ainda o Balcon des Conjures, de onde se tem uma vista magnífica para o vale do rio Loire, assim como a Tour Heurtault, e a Tour Minimes. A cidade de Amboise fica cerca de 25 minutos mais ao sul de Blois, seguindo pela estrada N152, que acompanha a margem do rio Loire. Este é somente um entre as dezenas de castelos construídos nesta região, e que compõem uma das principais atrações turísticas da França, a região conhecida como Vale do Loire.

Mais informações no site oficial do castelo: Amboise

 

Quer deixar uma mensagem no Viagens & Imagens? Utilize o Guest Book 1 (nesta opção você terá uma resposta junto à sua mensagem)
ou o Guest Book 2 (opção para quem não necessita resposta). As mensagens estarão visíveis em pouco tempo.

Todas as músicas de Castelos & Palácios são reproduções de autênticas canções medievais ou renascentistas.