Viagens & ImagensChâteau de Blois

Viagens & Imagens no Facebook  Viagens & Imagens no Youtube  Siga o Viagens & Imagens no Twitter  Viagens & Imagens no Panoramio  Viagens & Imagens no Google+  Viagens & Imagens no Flickr

Nesta página estão  fotos e informações sobre o castelo de Blois, situado em Blois, França.

 

Inicio
Akershus
Amboise
Angers
Arundel
Azay le Rideau
Bamburgh
Beaumaris
Blackness
Blenheim
Blois
Bodiam
Budavari
Caernarfon
Caerphilly
Cardiff
Carlisle
Chambord
Charlottenburg
Chantilly
Chenonceau
Chepstow
Cliffords
Conciergerie
Conwy
Criccieth
Doune
Dover
Edinburgh
Ewloe
Fontainebleau
Frederiksborg
Glamis
Hampt Court
Harlech
Hatfield
Heidelberg
Hever
Hohenschwagau
Langeais
Leeds
Linlithgow
London Tower
Neuschwanstein
Newcastle
Norwich
Nottingham
Nymphenburg
Pena
Penshurst
Pierrefonds
Prazsky
São Jorge
Schonbrunn
Scone
Southsea
Stirling
Tonbridge
Urquhart
Versalhes
Villandry
Vincennes
Warwick
Wilanow
Windsor

 

 

 

 

 

 


 

Blois, na verdade, é um conjunto de quatro castelos em um. A razão é que sua construção ocorreu em quatro fases distintas, em épocas diferentes. A parte mais antiga, é chamada de Chateau dês Comtes de Blois (concluída em 1210). Após veio a ala Luiz XII (1503), seguida pela ala François I (1524), e a ala Gaston d’Orleans(1638). Unidas num único prédio, elas formam um quadrilátero com um pátio interno.

Balzac, quando visitou o castelo, em 1841, referiu-se à Blois da seguinte forma: “Esta imensa construção nos oferece no mesmo lugar um painel completo e exato da grande representação da vida dos países, à qual chamamos arquitetura”.

 

Sete reis e onze rainhas viveram em Blois entre 1500 e 1715. Na fachada do prédio estão ainda bem visíveis os animais heráldicos representativos destas linhagens reais. Vê-se a salamandra de François I, o porco-espinho e Luiz XII, o L de Luiz, A de Anne de Bretagne, e C de Claude de France, freqüentemente confundido com as iniciais de Catherine de Médicis, também uma das mais famosas e importantes moradoras do chateau.

Foi em Blois que nasceu o rei Luiz XII, em 1498. O castelo se tornaria a partir desta data o centro do poder na França, no que seria um dos períodos mais conturbados do país. Durante o período em que Blois foi ocupado por Gaston d’Orleans, como este era um dos conspiradores contra o rei Luiz XIII, irmão de Gaston, o castelo caiu em desgraça, e chegou-se a cogitar de sua destruição, o que só foi evitado devido à sua transformação em caserna.

Durante a revolução Francesa, no entanto, o castelo foi duramente atingido, com a destruição da estátua de Luiz XII, e com o desaparecimento de todos os símbolos monarquistas gravados nas paredes e tetos. Blois só iria renascer a partir de 1830, no reinado de Luiz Philippe, duque de Orleans.

 

 

Daí para frente, com o aumento do interesse pela história da França e pelo patrimônio da nação, é que Blois ficou a salvo do esquecimento e destruição. Este foi o primeiro de uma série de castelos a ser considerado como patrimônio histórico pelo Service de Monuments Historiques, organização criada em 1837, e graças a isto sofreu uma meticulosa e detalhada restauração entre 1844 e 1870.

 

Um dos detalhes arquitetônicos mais importantes de Blois são suas escadarias, dentre as quais a dominante é a de François I, existente no centro da fachada desta ala. Outro ponto marcante e de alto simbolismo é a estátua eqüestre de Luiz XII, esculpida na própria fachada, dominando o pátio interno do palácio. 

o interior de Blois, outro ponto de destaque é a galeria da rainha, local que na época tinha uma função primordial no chateau. Era local de passagem, mas também de recepções e de conversações íntimas. O local foi restaurado e é um dos pontos mais bonitos da visita. Veja também a sala da capitania da guarda, a sala da guarda, o dormitório da rainha, oratório, o gabinete, sala do conselho, dormitório do rei, galeria do rei, e a Sala de Estado, entre outras.

Para chegar até Blois, saindo de Paris, pegue a auto-estrada A10, direção sul e siga até a saída 17, na direção centre ville. Para chegar ao chateau a partir daí basta seguir as placas indicativas. Também é possível chegar à cidade de trem.

Detalhes no site oficial: Chateau de Blois.

Quer deixar uma mensagem no Viagens & Imagens? Utilize o Guest Book 1 (nesta opção você terá uma resposta junto à sua mensagem)
ou o Guest Book 2 (opção para quem não necessita resposta). As mensagens estarão visíveis em pouco tempo.

Todas as músicas de Castelos & Palácios são reproduções de autênticas canções medievais ou renascentistas.