Inicio
Akershus
Amboise
Angers
Arundel
Audley End
Azay le Rideau
Bamburgh
Beaumaris
Blackness
Blenheim
Blois
Bodiam
Budavari
Caernarfon
Caerphilly
Cardiff
Carlisle
Chambord
Charlottenburg
Chantilly
Chenonceau
Chepstow
Cliffords
Conciergerie
Conwy
Criccieth
Doune
Dover
Edinburgh
Ewloe
Fontainebleau
Frederiksborg
Glamis
Hampt Court
Harlech
Hatfield
Heidelberg
Hever
Hohenschwagau
Langeais
Leeds
Linlithgow
London Tower
Neuschwanstein
Newcastle
Norwich
Nottingham
Nymphenburg
Pena
Penshurst
Pierrefonds
Prazsky
São Jorge
Schonbrunn
Scone
Southsea
Stirling
Tonbridge
Urquhart
Versalhes
Villandry
Vincennes
Warwick
Wilanow
Windsor

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


Fachada principal de Hatfield House

A história de Hatfield começa em 1497, quando o Cardeal Morton terminou a construção do chamado Old Palace, origem da atual mansão. Mais tarde, quando Henrique VIII reformou a igreja na Inglaterra e redistribuiu suas possessões, ele apossou-se do casarão e passou a utilizá-lo como residência para suas crianças

   

Em 1558, Elizabeth, filha de Ana Bolena (veja Hever, ao lado), estava lendo sob um carvalho em Hatfield, ao receber a notícia que sua irmã mais velha Mary tinha morrido, e portanto ela agora era a nova rainha da Inglaterra.

Aos olhos de Elizabeth, nada no mundo poderia ser mais impossível de acontecer, e basta olhar seu passado para compreender suas razões. Ana Bolena, mãe de Elizabeth, tinha sido decapitada por ordem do marido, o rei Henrique VIII, que havia forjado contra ela acusações de adultério e traição ao país. Elizabeth passara a ser considerada filha bastarda, e por isso excluída da linha de sucessão ao trono.

 


Salão do Old Palace

Mary, sua irmã mais velha, que mantinha um reinado de terror no país, e por isso havia ganho o apelido de Bloody Mary, mantinha Elizabeth encarcerada, receosa que ela pudesse vir a reclamar seus direitos sobre o trono. Assim, nada poderia parecer mais improvável que aquela frágil criatura de 25 anos subir ao trono. 

Foi por esta razão que, quando os mensageiros lhe trouxeram a notícia da morte de sua irmã Mary, e lhe informaram que agora Elizabeth era a nova rainha da Inglaterra, isto lhe pareceu como algo que só poderia acontecer graças à vontade de Deus, uma resposta a todas injustiças que ela havia sofrido, a própria manifestação da vontade divina. Por isso, ao receber a notícia, ela suspirou fundo e disse: "É a vontade de Deus, e isto nos parece maravilhoso".

O palácio ficou conhecido como a residência da rainha Elizabeth quando criança. Ele foi mais tarde aumentado, com a construção de duas alas unidas por um bloco central, dando ao conjunto a forma da letra E, o que pode ser visto de sua fachada sul, a entrada original. Hatfield foi uma das primeiras construções na Inglaterra feitas totalmente com tijolos, e guarda tesouros e valiosas peças relacionadas à história inglesa e à vida de Elizabeth, conhecida como A Rainha Virgem.

 

Um passeio pelo interior do palácio, que é mantido em perfeito estado de conservação, é de encher os olhos. Visite o Marble Hall, utilizado como salão para refeições, que ocupava dois andares e praticamente toda a largura da casa. Entre os diversos aposentos, repletos de quadros, tapeçarias e armaduras medievais, a capela, a grande escadaria, e a biblioteca são destaques. Também nos quatro mil acres de parques e jardins em volta existem também várias trilhas de passeio, alamedas arborizadas, fontes e recentos floridos.

 


Vista aérea de Hatfield House

Durante muito anos era organizado um evento noturno no local conhecido como Old Palace, como sugere o nome, o palácio mais antigo do complexo de Hatfield. O evento consistia num jantar de vários pratos, acompanhado de música típica da época medieval, danças e atrações diversas, inclusive com um bobo da corte. Durante o jantar, alguns convidados eram levados à presença da 'rainha', para fazer algumas provas. Participamos deste evento por quatro vezes e numa delas fui acusado de tentar 'envenenar' o vinho da rainha. Foi tudo muito divertido e guardamos boas lembranças deste palácio e das noites no Old Palace.

Hatfield House and Gardens está situada a cerca de quarenta quilômetros ao norte de Londres. Se você estiver de carro, o acesso fica duas milhas depois da saída 4 da auto estrada A1/M1. Quem preferir pode ir de trem até lá, bastando embarcar na estação King’s Cross em Londres com destino à estação de Hatfield.

 


 

Todas as músicas de Castelos e Palácios são reproduções de autênticas canções medievais ou renascentista .
Para interromper a execução pressione a tecla ESC.