Inicio
Akershus
Amboise
Angers
Arundel
Audley End
Azay le Rideau
Bamburgh
Beaumaris
Blackness
Blenheim
Blois
Bodiam
Budavari
Caernarfon
Caerphilly
Cardiff
Carlisle
Chambord
Charlottenburg
Chantilly
Chenonceau
Chepstow
Cliffords
Conciergerie
Conwy
Criccieth
Doune
Dover
Edinburgh
Ewloe
Fontainebleau
Frederiksborg
Glamis
Hampt Court
Harlech
Hatfield
Heidelberg
Hever
Hohenschwagau
Langeais
Leeds
Linlithgow
London Tower
Neuschwanstein
Newcastle
Norwich
Nottingham
Nymphenburg
Pena
Penshurst
Pierrefonds
Prazsky
São Jorge
Schonbrunn
Scone
Southsea
Stirling
Tonbridge
Urquhart
Versalhes
Villandry
Vincennes
Warwick
Wilanow
Windsor

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O castelo de Bodiam é uma típica fortaleza, um dos últimos em seu estilo a serem construídos na Inglaterra, e corresponde mais ou menos àquela imagem clássica que costumamos ter de um castelo medieval: Imponente, pesado, com altas muralhas, torres cercando seu perímetro, e rodeado por um fosso.

Visitamos Bodiam num dia que decidimos dedicar totalmente à visita de alguns castelos situados nas proximidades de Londres. Naquele dia foi o primeiro de quatro castelos visitados.

   

Bodiam está situado em Kent, uma das regiões mais belas da Inglaterra, onde tudo em volta parece ser coberto por um gramado verde a perder de vista. No dia que estivemos lá era domingo, e a pouca distância do castelo estavam crianças jogando bola, mães passeando com seus bebês em carrinhos e muita gente aproveitando o belo dia para se divertir e curtir a natureza, o que só tornou nossa visita ainda mais agradável.

Bodiam teve sua construção iniciada em 1385 quando o rei Ricardo III autorizou sir Edward Dalyngrigge, nobre de grande prestígio junto à coroa, a providenciar uma fortificação com a finalidade de proteger a região próxima à costa de ataques dos franceses, àquela época em constante guerra com os ingleses.

O castelo também serviu como residência para seu proprietário e mais cento e cinqüenta pessoas, entre criados, cavaleiros, serventes, cozinheiros, e outros, por isso não foi apenas uma fortaleza, mas também uma confortável residência. Entre os diversos aposentos do castelo destacavam-se, o Great Hall, salão onde o nobre recebia e entretinha sua corte e convidados, a capela, e os apartamentos pessoais de sir Edward.

Site oficial: Bodiam Castle

Ao contrário de seu exterior, que manteve-se relativamente bem conservado, os únicos aposentos internos que ainda permanecem de pé são aqueles construídos sob as torres e muralhas, os quais não tem maior expressão.

A parte central do castelo infelizmente está em ruínas, e no gramado que agora ocupa aquele espaço, só podemos ver a base das construções que dividiam seu interior, e imaginar os banquetes, intrigas, disputas, ou romances que teriam acontecido entre aquelas grossas paredes. 

Veja abaixo uma ilustração representando como era originalmente o castelo.

Vídeo: Bodiam Castle

Para quem tiver disposição, no entanto, ainda é possível subir nas torres, e caminhar um pouco ao longo de suas imponentes muralhas, procurando no horizonte algum tardio invasor francês.

O castelo de Bodiam também está situado em direção sudeste, a meio caminho entre Londres e o canal da Mancha. Seguindo pela movimentada auto-estrada M20, que leva ao litoral, pegue sua saída número 6, e siga rumo sul pela A229, cerca de vinte e cinco quilômetros.  

Logo depois de passar pelo vilarejo de Cranbrook surgem placas indicando o acesso ao castelo, feito pela estrada B2244.

 

 

Todas as músicas de Castelos e Palácios são reproduções de autênticas canções medievais ou renascentista .
Para interromper a execução pressione a tecla ESC.