Inicio
Akershus
Amboise
Angers
Arundel
Audley End
Azay le Rideau
Bamburgh
Beaumaris
Blackness
Blenheim
Blois
Bodiam
Budavari
Caernarfon
Caerphilly
Cardiff
Carlisle
Chambord
Charlottenburg
Chantilly
Chenonceau
Chepstow
Cliffords
Conciergerie
Conwy
Criccieth
Doune
Dover
Edinburgh
Ewloe
Fontainebleau
Frederiksborg
Glamis
Hampt Court
Harlech
Hatfield
Heidelberg
Hever
Hohenschwagau
Langeais
Leeds
Linlithgow
London Tower
Neuschwanstein
Newcastle
Norwich
Nottingham
Nymphenburg
Pena
Penshurst
Pierrefonds
Prazsky
São Jorge
Schonbrunn
Scone
Southsea
Stirling
Tonbridge
Urquhart
Versalhes
Villandry
Vincennes
Warwick
Wilanow
Windsor

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Quando se trata de castelos do Reino Unido, Harlech é uma presença constante em fotografias e folhetos turísticos, pois sua situação privilegiada, entre o mar e as montanhas da Snowdonia, lhe transformou num dos mais populares do País de Gales.

Se considerarmos a técnica utilizada para sua construção, Harlech pode ser considerado uma autêntica obra prima na arte de erguer castelos. Sua construção levou apenas sete anos, e ele foi parte de um grupo de castelos construídos no norte de Gales durante o final do século XIII, por ordem do rei Edward I da Inglaterra.

   

Na verdade, Edward I determinou a construção de vários castelos, entre eles Flint, Rhuddlan, Hope, Builth e Aberystwyth, os quais tiveram suas obras iniciadas em 1277. Enquanto isso, os castelos de Conwy, Harlech e Caernarfon tiveram as obras iniciadas em 1283 e  Denbigh, Hawarden, Holt e Chirk somente no ano seguinte, em 1284. E Beaumaris, o último dentre todos, em 1295. 

Se for considerada também a lista de castelos restaurados por Edward I, temos que incluir ainda Dolwyddelan, Criccieth e Castell y Bere, que haviam pertencido aos reis Galeses, e tinham ficado muito danificados durante as guerras contra a Inglaterra.

Lateral do castelo. Ao fundo, o mar

 


Fachada leste, voltada para a cidade

A imagem acima foi feita junto à lateral externa da muralha sul de Harlech, numa estradinha que conduz à beira mar. Os primeiros registros históricos de Harlech datam de 1282. Ao que consta, neste ano, após a derrota e morte do rei Galês Llywelyn ap Gruffudd, as tropas inglesas tiveram o caminho livre para avançar e tentar controlar toda a região norte de Gales. A construção de Harlech foi parte de sua estratégia para estabelecer pontos seguros na região.

No ano de 1296 o número de trabalhadores contratados para construir o castelo já chegava a 950, sendo 229 pedreiros, 115 cortadores de pedras, trinta forjadores e ferreiros e vinte e dois carpinteiros, sendo o resto composto por ajudantes e carregadores sem função especializada.

Harlech teve um papel fundamental na rebelião Galesa contra os invasores Ingleses, ocorrida entre 1400 e 1414. Liderada por Owain Glyn Dwr, esta foi a última das tentativas dos Galeses em conseguir sua independência. Eles chegaram a controlar todo o país, e só não conseguiram derrotar de imediato as tropas inglesas porque estas se abrigaram por trás das muralhas de seus castelos.

 

Depois de um longo sítio, Harlech foi finalmente invadido e dominado pelos Galeses, no final de 1404. Transformou-se então na residência oficial dos reis de Gales. Aqui eram realizadas as cerimônias oficiais de coroação, e em demonstração de reconhecimento à nação Galesa, estas festividades contavam com a presença de enviados das famílias reais da Escócia, França e Espanha.

Mas os Ingleses não desistiram, e a partir de 1408 voltaram a atacar a região. Harlech foi mais uma vez sitiado, voltou a assistir batalhas sangrentas frente às suas muralhas, e foi tomado de volta pelos Ingleses, com quem permaneceu em definitivo. Harlech teria ainda importantes participações durante o século 16, na chamada Guerra dos Roses, assim como no reinado da rainha Elizabeth I da Inglaterra, e na guerra civil, entre 1642 e 1648.


Fachada oeste, voltada para o mar

Vídeo: Harlech Castle


Vista aérea de Harlech Castle

Quando chegamos ao castelo, vindos do norte do País de Gales, a primeira impressão que tivemos do lugar foi dada pela simpática vila de Harlech, com suas pequenas casas de pedra. O visual de todo o conjunto, o mar logo adiante, o castelo e sua cidade, somado às montanhas verdes no horizonte, formam uma das regiões mais bonitas daquele país.

Harlech situa-se junto à baía de Tremadog. Tomando como ponto de partida a cidade de Porthmadog, onde está Criccieth, basta seguir em direção sul pela estrada A496 por cerca de meia hora. O castelo fica bem junto à estrada, de frente para o mar.

Site oficial: Harlech Castle

 

Todas as músicas de Castelos e Palácios são reproduções de autênticas canções medievais ou renascentista .
Para interromper a execução pressione a tecla ESC.